Compostela Shell

Caminho de Santiago: Dia 4 - De Viana para Santo Domingo de la Calzada

Church in Viana
Igreja Matriz em Viana

Demorou, mas saiu. Este post é sobre o 4o. dia da nossa peregrinação de bicicleta pelo caminho de Santiago que aconteceu no dia 28 de maio de 2015. Completamos esta etapa de 64.24 Km de Viana a Santo Domingo de la Calzada em 8h e 19m, dos quais 4h 54m foram em movimento.

Deixamos o Albergue pouco antes das 8 da manhã e estava um lindo dia de sol.

Entrance to the Albergue (hostel)
Entrada para o Albergue (Viana)

Assim como em dias anteriores não sabíamos ao certo onde iriamos parar neste dia. Estávamos tentando ma nter uma média de 60 Km por dia ou, se isso não fosse possível, parar por volta das 5 da tarde de forma a encontrar um albergue cedo suficiente com camas para escolher, tomar banho e sair para jantar mais cedo.

Stork´s Nest in the outskirts of Logroño.
Ninho de Cegonhas em Logroño

Estávamos perto de Logroño, a próxima grande cidade no Caminho. Os 5 Km iniciais foram na NA-111, com outros 3 Km pedalados em uma ótima ciclovia com um asfalto plano e largo (a “rua” vermelha que você pode ver no vídeo).

Logroño´s Cathedral
Catedral de Logroño

Ao chegarmos em Logroño, nós cruzamos a ponto sobre o rio Ebro para chegar ao centro da cidade e paramos rapidamente em um albergue que encontramos no caminho para pedir direções e carimbar nossas credenciais de peregrino. Depois disso procuramos por um lugar para tomar café da manhã e encontramos este ótimo e hospitaleiro café debaixo dos arcos da Calle Portales, chamado Calenda.

Breakfast at Calenda
Café da Manhã no Calenda

Enquanto estávamos esperando nosso café da manhã ser servido entramos em contato com a Paula através do Facebook Messenger, que, ao contrário de nós, havia pedalado até Logroño no dia anterior. Ela estava perto de onde estávamos. Foi um prazer revê-la e ter sua companhia durante nosso café da manhã. Depois do delicioso café, nós 3 caminhamos um pouco, empurrando as bicicletas, até ao escritório de turismo da cidade onde carimbamos mais uma vez nossas credenciais de peregrino. Na frente do escritório de turismo havia uma pequena feira de artesanato com música e muitos jovens.

Marcelino´s Hermitage
Eremita do Peregrino Passante, Marcelino.

De volta as nossas bicicletas, cruzamos Logroño pedalando juntos por outros 8 ou 9 Km até chegar ao eremitério do Marcelino (Ermita del Peregrino Pasante – Eremita do Peregrino Passante).  Cara muito legal o Marcelino. Eu recomendaria que se passarem por lá comprassem alguma recordação ou suvenir para ajudá-lo a manter o local.

Marcelino and me
Marcelino e eu

A pedalada até ao eremitério do Marcelino foi muito bonita, em parte em uma ciclovia compartilhada com pedestres e corredores que, devido ao grande número, exige cuidado ao se pedalar. A próxima parada foi na pequena cidade de Navarrete e para chegar lá pegamos uma mistura de estrada asfaltada, estrada de terra e trilhas. Em alguns lugares tivemos que puxar nossas bicicletas pois não havia condições de prosseguir pedalando. Em Navarrete paramos para descansar, tomar agua e comer algo. De Navarrete continuamos na NA-120 por outros 5 ou 6 Km onde pegamos uma estradinha de terra paralela a autoestrada A-12 por uns 2 ou 3 Km e daí dobramos a direita em direção a Ventosa. Depois de Ventosa tivemos que enfrentar umas trilhas de terra meio difíceis também. O engraçado é que esta trilha de terra nos levou de volta a estradinha de terra que estávamos pedalando ao longo da autoestrada A-12. Descobrimos que se tivéssemos continuado nesta estradinha de terra teríamos economizado uma boa distância e talvez não tivéssemos precisa empurrar as bikes. Neste dia pedalamos a maioria do tempo pelo mesmo caminho que os peregrinos a pé fazem, o que tem um certo apelo, mas em retrospecto, se tivéssemos ficado na NA-120 nós teríamos possivelmente chegado ao nosso destino mais cedo, a pesar de talvez ter que pedalar uns quilômetros a mais.

Hostel in Najera
Albergue em Najera

A próxima cidade foi Najera, onde paramos rapidamente em um albergue para carimbar nossas credenciais e descansar por uns minutos. Najera tem uma interessante formação rochosa, quase como que uma parede de pedra de um lado da cidade o que nos levou a algumas subidas em estradas de terra, que, entretanto, estavam em boas condições.

Rocky wall in Najera
Parede de pedra em Najera

Pela primeira vez começamos a ver sinais (a cada 5 Km) indicando a distância que faltava para Santiago. Eu tentei tirar uma foto em um deles (o que indicava 580 Km para Santiago). Esta região é marcada pelas plantações de oliveiras, que são os pequenos arbustos que vocês podem ver no vídeo.

580 Km to Santiago
580 Km para Santiago

Depois de Azofra o caminho foi essencialmente apenas em estradas de terra e ao se aproximar de Cirueña existe uma grande subida em que tivemos que empurrar as bicicletas por uma boa distância por causa das pedras e das condições da estrada. Com o sol a pino nas nossas cabeças e nenhuma sombra para se esconder essa subida não foi muito fácil.

Near Cirueña
Perto de Cirueña

Cirueña é pequena mas tem um grande e luxuoso (aparentemente) campo de golfe no qual o restaurante aceita peregrinos e oferece preços especiais (nós não paramos, mas o almoço estava indicado custar 6€ e o café da manhã 3€). Nós paramos rapidamente em um restaurante no centrinho do vilarejo para descansar um pouco e tomar um pouco de agua. Deixamos Cirueña pedalando na LR-204, uma estrada vicinal, que nos levou diretamente a Santo Domingo de la Calzada onde paramos para pernoitar. Quase que ao mesmo tempo que nós, a Paula também chegou em Santo Domingo e nos encontramos com ela ao chegarmos lá. Se tivesses combinado provavelmente não teria dado tão certo.

Bike Pilgrims are nothing new.
Bicigrinos não são novidade. Existem desde que bicicletas existem.

Paula, Fernando e eu pernoitamos no mesmo albergue, o da “Abadia Cisterciense“, administrado pelas irmãs do mosteiro de Nossa Senhora da Anunciação. O albergue é bem básico e os quartos pareciam ser meio apertados, com quartos nos quais era necessário passar por outros quartos para se chegar a eles. A edificação foi construída em 1609 tendo, portanto, mais de 330 anos, o que explica o design estranho. Os quartos que eu vi não tinham beliches, apenas camas. O custo do pernoite neste albergue é 5€.

Paula, Elenice and Fernando
Paula, Elenice e Fernando

Depois de nos assentarmos, tomar banho e tudo mais, a Paula, o Fernando e eu saímos para procurar um lugar para jantar. Foi no restaurante que encontramos com a Elenice, também de São Paulo. Depois da janta saímos, nós 4, para caminhar pela cidade. A Elenice estava fazendo o caminho a pé e por isso, infelizmente, não nos encontramos mais, mas continuamos a manter contato através do Facebook. Por incrivel que parece fiquei sabendo que a Paula e a Elenice acidentalmente se encontraram uma pequena cidade chamada São Paulo depois que retornaram da peregrinação. Mundo pequeno esse, não?

View of Santo Domingo´s Cathedral
Vista para Catedral de Santo Domingo

Se você visitar Santo Domingo, assegure-se de entrar na catedral pois ao lado do altar existe pequeno galinheiro com uma galinha e um galo vivos, o que pode parecer esquisito, até que você lê sobre a lenda da galinha que cantou depois de assada. Dizem que se o galo cantar ao voce entrar, o seu caminho será bem sucedido… 🙂

<< Dia Anterior                                                                                    Próximo dia >>

Please rate this post by clicking on the desired star (1 = Awful, 5 = Excellent)