Compostela Shell

Caminho de Santiago, Dia 8: De León para Astorga

León's impressive Cathedral
A impressionante Catedral de León

Bem-vindo ao post sobre o oitavo dia da nossa peregrinação de bicicleta pelo caminho de Santiago no dia 1o. de junho de 2015. Completamos esta etapa de 50 Km León para Astorga em 4h e 35m, dos quais 3h 22m foram em movimento.

Deixei o albergue as 8 da manhã e resolvi pedalar até a catedral. Na verdade, eu não precisava pedalar até lá, mas eu queria dar uma última olhada nela. Ao chegar lá reparei que havia um casal de ciclistas olhando para um mapa e ao me aproximar deles notei que também eram brasileiros.

Leon Cathedral at 10 past 8 in the morning.
Catedral de León as 10 para 8 da manhã.

Marcelo e Alice são de Recife e também estavam fazendo o Caminho de Santiago de bicicleta. Conversamos por alguns minutos e decidimos juntos procurar a saída da cidade.

5 Star Hotel Parador in León, for Pilgrims with a lot of cash.
Hotel Parador em León. Cinco estralas para peregrinos com muito dinheiro.

Pouco sabia eu naquele momento que eles completariam comigo e com Fernando a peregrinação. Nossa amizade se deu início naquele momento e se mantém até hoje graças a Internet.

León é uma cidade relativamente grande e levamos 1h e 20 min para chegar a La Virgen del Camino, que ainda faz parte da região metropolitana de León e se situa bem próximo ao aeroporto. Paramos em um local chamado Cafeteria Miravelles para tomar café da manhã e 50 min depois já estávamos de volta nas bicicletas pedalando na familiar estrada N-120 em direção a Astorga. Pedalamos nessa estrada o dia inteiro nesse dia, até chegarmos a Astorga.

This Pilgrim slept with the birds.
Este peregrino dormiu com os pássaros.

Ao chegarmos no pequeno vilarejo de Valverde de la Virgen nos deparamos com algo interessante. A Espanha é cheia de torres de sinos (na falta de uma palavra melhor, pois não sei exatamente como se chamam estas estruturas). Em muitas dessas torres cegonhas brancas fazem seus ninhos.

Stork's Nest in Hospital de Órbigo.
Ninho de Cegonhas Brancas em Hospital de Órbigo.

Nesta em particular um peregrino havia resolvido passar a noite junto aos pássaros e havia acordado na hora que passávamos. Alguns peregrinos acampam durante toda peregrinação, sem usarem albergues ou hotéis uma única vez, especialmente aqueles que trazem consigo animais. Não sei se esse foi o caso daquele peregrino em particular, mas achei interessante a escolha que ele fez do local para passar a noite, se é que ele conseguiu dormir ali.

The bridge of the honoured step (La Puente del Passo Honroso), Hospital de Órbigo
A ponte do passo honroso (La Puente del Passo Honroso), Hospital de Órbigo

Depois de Valverde de la Virgen cruzamos por vários pequenos vilarejos como San Miguel del Camino, Villadangos del Paramo e San Martín del Camino até chegarmos e mais um marco no Caminho de Santiago:

Medieval Bridge over the River Órbigo.
Ponte medieval sobre o rio Órbigo.

A ponte de pedra medieval do século 13 sobre o rio Órbigo, na cidade de Hospital de Órbigo, que deve seu nome devido ao antigo hospital de peregrinos que lá existia. A ponte parece ser muito grande para o tamanho atual do rio, mas antes da construção da represa de Barrios de Luna o rio tinha um grande afluxo de agua. A ponte tem 19 arcos e é bem preservada.

Bridge over the River Órbigo (the Honourable Step Bridge)
História da ponte sobre o rio Órbigo (a ponte do passo honroso)

Nós fizemos um rápido pit-stop para descanso e agua depois de atravessarmos a ponte e continuamos na N-120 na direção de Astorga. O resto do caminho até Astorga ocorreu sem maiores acontecimentos.

Ao chegarmos em Astorga, o Marcelo e a Alice decidiram já ficar no Albergue municipal e eu fui ao centro da cidade para encontrar com o Fernando. Havíamos combinado de nos encontrarmos lá para prosseguirmos com a viagem juntos no dia seguinte.

Astorga's Municipal Hostel
Albergue municipal de Astorga.

Depois de encontrar com Fernando nós dois retornamos ao Albergue Municipal e ficamos em um quarto no mesmo andar em que estavam o Marcelo e a Alice.

Eu recomendo este Albergue. O pernoite custa 5 € e ele é limpo e bem organizado. A maioria dos quartos possui apenas 2 beliches (4 camas) e dividimos o nosso quarto com 2 peregrinos da Alemanha.

Town hall of Astorga
Prefeitura de Astorga

Esteja preparado(a) para subir muitas escadas se, como nós, você ficar hospedado no último andar (as bicicletas ficam no porão). A vista do nosso quarto era fantástica, no entanto. O albergue tem uma cozinha completa e uma lavanderia com um grande varal para secar roupas no jardim de trás.

Astorga's Cathedral
Catedral de Astorga

Depois de tomar banho decidimos explorar a cidade. Astorga é muito legal, como uma arquitetura muito interessante. Eu sei que escrevi isso antes, mas Astorga é uma cidade pequena que transmite a sensação de cidade grande e que tem uma história muito antiga. Astorga foi fundado 875 antes de León e de acordo com a Wikipedia foram encontrados artefatos que datam de 2750 BC (antes de cristo). Os povos celtas locais, que se chamavam de os Astures e os Cantabri, habitam essa região por volta de 75 antes de cristo, e mais tarde em 146 antes de Cristo, Astorga se tornou um importante local Romano chamado Asturica.

Episcopal Palace of Astorga
Palacio Episcopal de Astorga (Hoje museu dos caminhos)

Como em muitas cidades Espanholas, Astorga tem uma impressionante catedral, mas tem também um edifício intitulado Palácio Episcopal de Astorga que foi projetado e parcialmente construído por Gaudi, o mesmo arquiteto que projetou a famosa igreja da Sagrada Família em Barcelona. A edificação hospeda hoje em dia um Museu de Arte religiosa chamado “Museo de los Caminos”, dedicado inteiramente ao Caminho de Santiago.

Cathedral and Epicopal Palace of Astorga
Catedral e Palácio Episcopal de Astorga

Ao passearmos pelo centro da cidade, Marcelo, Alice, Fernando e eu decidimos não jantar em um restaurante naquela noite e assim compramos o alimento para cozinhar na cozinha do Albergue. O Marcelo é um grande “Chef” e é dono de vários restaurantes em Recife e, obviamente, um grande cozinheiro. Foi muito uma noite muito legal, preparando nossa janta e compartilhando histórias com os outros peregrinos que estavam no Albergue, tudo regado a um bom vinho de Galícia.

E assim encerramos o 8o. dia de peregrinação. Por favor deixe comentários, perguntas ou pelo menos indique se você gostou ou não ao clicar nas estrelas abaixo.

<< Dia Anterior                                                                                  Próximo dia >>

Please rate this post by clicking on the desired star (1 = Awful, 5 = Excellent)